quarta-feira, 18 de junho de 2008

Fora de jogo...

Os homens deviam perceber, de uma vez por todas, que as mulheres têm em si um gene que as impede de assimilar totalmente o conteúdo do conceito "fora de jogo". É um gene que pode ser combatido, mas que vive em bruto dentro de cada mulher. E é precisamente a partir dele, na minha opinião, que se pode provar que o futebol é um jogo inventado por homens e para homens. Porquê? Porque o fora de jogo é uma regra ilógica (para não dizer estúpida) que apenas beneficia os jogadores preguiçosos ou, vá lá, os avançados mais lentinhos. Que culpa têm os pobres defesas da equipa A, se o avançado da equipa B corre que nem uma gazela? (nota para o L!NGU@$: não desesperes, esta parte do texto foi escrita antes de me explicares a regra).

A regra foi criada em 1863 (foi um ano paradito, claro está). Entediados, os senhores da FIFA decidiram que giro, mesmo giro era criar uma regra que não fizesse sentido para tornar o jogo mais interessante. Só muito depois é que se lembraram que encurtar os calções dos jogadores para quase se lhes ver a tomateira também era um bom método para aumentar o interesse pelo jogo.

Confesso que já várias pessoas me tentaram explicar, por várias vezes, a porcaria da regra (acho que hoje percebi, mas já antes disse o mesmo)… Eles bem que explicam, gesticulam, puxam cabelos e bradam aos céus por tamanha ineptidão para entender futebol. Quando acabam de me explicar, eu invariavelmente atiro sempre um “Ah… É estúpido”. Claro está, uma rapariga como eu não pode perder tempo a absorver informação inútil! Muito menos quando a acho parvinha! Eis como eu vejo as coisas: estão os 11 jogadores em campo? Não há batatada em nenhum lado? Há um árbitro (sim, porque mais do que 3 já é coisinha pra gente desconfiada) Há uma bola em jogo? Então carago, joguem e deixem-se de regras maricas!

(obrigadinha ao Ninja! e ao L!NGU@$ pela paciência, explicações (e confesso, até desenhos), tudo para me explicarem em que consiste o fora de jogo - desta é que é!)

20 comentários:

Alguém disse...

Aiiiiiiii!!!, tu já sabes em que consiste??? dá para explicares aqui à gente?! é que eu não sei... mas é que não faço a mínima ideia mesmo... Quando algum golo é anulado por causa disso eu penso assim uma coisa: a bola foi pontapeada (não interessa por quem, já agora)... o guarda-redes não defendeu... e a bola entrou dentro da baliza... até abanou com a rede... então que raios se passa com est gente que não conta o golo?! hã?

Salto-Alto disse...

Já! É assim: no momento em que um jogador da equipa verde passa a bola para o seu amiguinho (da mesma equipa, claro está), tem que estar o guarda-redes da equipa rosa e mais um jogador da equipa rosa entre o jogador que vai receber a bola e a baliza! Tcharam!

L!NGU@$ disse...

São dois jogadores quaisquer. Não precisa de ser o guarda-redes.

Salto-Alto disse...

L!NGU@$: eu sabia, era só para facilitar. Tá descansado que acho que esta foi de vez: já dormi e ainda sei o que é o fora de jogo! A prova final será durante um jogo de futebol: vou testar o meu conhecimento hoje no Portugal-Alemanha.

Anónimo disse...

e não precisa de ser entre eles, basta k esteja com o pezinho mais à frente do k o adversário.
bem se não percebais perg a uma mulher os homens têm a mania de complicar, th dito eu explicava. Ag já não é preciso. mas ja k tamos numa d duvidas: pk é l eles se apalpam kd festejam?....

Salto-Alto disse...

Realmente, nunca percebi muito bem os apalpanços constantes durante os jogos... tudo serva pra encher a mãozinha...

L!NGU@$ disse...

Como é que vocês demonstram alegria?

Salto-Alto disse...

Queres mesmo saber? Gritinhos, saltinhos, abraços e uma dança esquisita (mas muito sexy)

Anónimo disse...

aos apalpanços não é....

Salto-Alto disse...

pois, lá fomos... perdemos com os alemães... temos pena... nem um fora de jogo nos ajudou...

Fiwipe disse...

Pois... futebol... fora de jogo... mulheres!!! Como explicar-lhes a regra do fora de jogo?!! Eis a questão...

Ora, a pensar nisso mesmo, há um livro que explica o futebol para... mulheres! O livro chama-se: “A Linha da Bola - Tudo o que as Mulheres Precisam Saber sobre Futebol e os Homens Nunca Souberam Explicar!”

Bem sei k o título até parece grande, mas podia ser maior... pois há kem defenda k esse livro se deveria chamar: “Linha da Bola - Tudo o que as Mulheres Precisam Saber sobre Futebol e os Homens Nunca TIVERAM PACIÊNCIA para Explicar!” ;)

Como diz a "Salto", as mulheres têm um gene k as impede de assimilar totalmente o conteúdo do conceito "fora de jogo"! Por isso, por mais k se tente explicar, e por mais k elas digam k perceberam a regra, ñ adianta... elas (ou pelo menos a maioria) simplesmente ficam fora de jogo!

P.S.: Descansem k eu ñ vos vou perguntar o k é um "penalty" ;)

Fiwipe disse...

Bem sei k já te explicaram a regra, mas para ñ haver dúvidas deixa-me tentar a minha sorte:

- um jogador ESTÁ em situação de FORA DE JOGO knd, no MOMENTO em k o jogador da MESMA ekipa lhe passa a bola, ele está para lá d'uma linha imaginária k é definida pela posição do ÚLTIMO jogador DE CAMPO da ekipa adversária (o guarda-redes ñ importa)!!

Dificil?! Pronto, próxima tentativa:

- um jogador NÃO está em situação de FORA DE JOGO knd, no MOMENTO DO PASSE do jogador da MESMA ekipa, ele tenha jogadores adversários à frente dele, ou pelo menos, esteja lado a lado com eles!

Ainda dificil?! Ok, mais uma tentativa:

- um jogador ESTÁ em situação de FORA DE JOGO knd, no MOMENTO DO PASSE do jogador da MESMA ekipa, ele não tem nenhum adversário à sua frente... tendo só o guarda-redes pela frente!!

E agora? Nada?!! Ok... com desenhos isto era mais fácil de explicar! De kk maneira, sempre k houver foras de jogo, o árbitro (bem ou mal) marca-os... fikem atentas às repetições ;)


P.S.: Já agora, fora de jogo DEVERIA ser também sempre k uns alemães marcassem golos a Portugal ;)

Anónimo disse...

Olá linda. Sempre a brilhar :) e não é que tens razão... mas afinal o que raio é o fora de jogo... temos de ir avaliar um fora de jogo no estádio do dragão, mas só meninas lindas... e claro alguem que ao vivo nos mostre o que é que afinal está fora de jogo... heheheh
Beijinho grande ( VE_ agora quase Moura )

Salto-Alto disse...

BEIJINHO ENORME, VE! :p ta combinado o jogo de meninas quando vieres pa mais perto! ;p

Fiwipe: por acaso até sei quando é penalti, olha só: no penalti a bola é colocada na linha da grande penalidade (no centro da meia-lua, em frente à baliza) e o duelo trava-se unicamente entre o rematador e o guarda-redes. Imediatamente após o remate o jogo prossegue naturalmente, o que significa que se o guarda-redes defender a bola para longe da baliza (i.e., não a agarre), os jogadores, que esperam atrás da linha de remate, podem continuar a jogar e insistir no remate.

Vês?! e tudo tiradinho da minha cabeça!!!!

L!NGU@$ disse...

Fiwipe, a tua primeira explicação está errada.

L!NGU@$ disse...

Alias, quer-me parecer que tu não sabes que na regra do fora de jogo o guarda-redes é igual a qualquer outro jogador.

Fiwipe disse...

Tás kase lá, "Salto"!! Tirando a parte em k dizes k no penalty a bola é colocada a linha da grande penalidade (no centro da meia-lua, em frente à baliza), nada a acrecentar!!!

A bola é colocada na marca da grande penalidade, a 11 metros da linha de baliza, dentro da grande área ;p

coraline disse...

Aprendi o que era um fora de jogo aquando do Euro 04. Geralmente, apesar de asistir a alguns jogos, não ligo a futebol. Mas todo mundo gosta de ver e torcer pela Selecção. (Julgo eu!). No entanto, só mesmo em 2004 é que eu comecei a "vibrar" com esta, (no auge dos meus 16 anos ^^'). E quis saber algumas coisas sobre futebol para poder torcer e dizer porcaria sabendo do que falava ^^'. Uma delas, e também a que me lembro melhor de querer saber, foi o que "é um fora de jogo?". hihi

Anónimo disse...

Discordo completamente, o mais completamente da teoria do fiwipe que diz que a maioria das mulheres não percebem o que é um fora de jogo. muito menos um penalty! Isso não é verdade ou sou uma privilegiada por a grande maioria das minhas amigas não só saberem o que cada uma das coisas em questão como ainda conseguimos analisar e comentar os jogos sem discutir ou xamar nomes menos simpáticos!
isto sim é saber!!

Salto-Alto disse...

É impressão minha ou agora que eu sei em que consiste o fora de jogo não há maneira de, em pleno Europeu, haver um (nem um!!) p'ra eu testar os meus conhecimentos? Porra!

badge